Memoria: Conheça a historia da sua cidade !


 Quando houve, por parte do portugueses, a primeira expedição a avançar para o interior do continente brasileiro (até então, a exploração se restringia ao Litoral), ainda em meados do Século XVI, a qual saiu de São Vicente e chegou até as tribos indígenas de Piratininga, na confluência dos rios Tamanduateí, Anhangabaú e Tietê, o percurso utilizado foi o Caminho do Peabiru, mas exatamente, a Trilha dos Tupiniquins, a qual atravessava o território da atual Mauá, em um traçado ancestral e muito próximo da atual Avenida Barão de Mauá . João Ramalho, o qual fundou a Vila de Santo André original em 1553, tomou posse de muitas terras que hoje fazem parte do território mauaense. 
  No Século XVIII, a região era conhecida como Cassaqüera, um nome indígena que significa "Cercados Velhos" ou "Cercado dos Velhos". Mais tarde, a antiga Trilha dos Tupiniquins tornou-se o Caminho do Pilar, uma vez que levava até a Capela Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1714, localizada onde hoje fica Ribeirão Pires. Do nome da estrada surgiu a nova denominação local, Pilar. 
 Apesar de haver alguns moradores na região, só houve progresso local relevante a partir da construção, por parte da São Paulo Railway, da Ferrovia Santos-Jundiaí, a qual foi inaugurada em 1867. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mais tarde, elevado a Visconde de Mauá, grande empreendedor no comando desse projeto ferroviário, chegou a ter grandes propriedades na região, adquirindo a Fazenda Bocaina do Capitão João José Barboza Ortiz. O Crescimento da agora Vila do Pilar levou a São Paulo Railway a inaugurar a estação de trem Pilar em 1º de abril de 18839 . Um núcleo populacional surgiu e cresceu em volta da estação pelas décadas seguintes. 
  Em 1926, a estação ferroviária teve o nome alterado para Mauá, em homenagem ao ilustre empreendedor e construtor da ferrovia. Assim, o então bairro dePilar, pertencente ao Município de São Bernardo do Campo, foi mudando pra Mauá. Com o Decreto-lei Estadual nº 6780, de 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada a Distrito, ainda pertencente a São Bernardo. Com o Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, foi recriado o município de Santo André, passando o distrito de Mauá a pertencer ao novo município. 
 O Distrito cresceu, mas boa parte da população considerava o local quase abandonado pela Prefeitura de Santo André. Surgiu assim, a partir de 1943, o Movimento Emancipacionista, liderado por Egmont Fink. Em 22 de novembro de 1953, foi realizado um Plebiscito com os moradores locais, para escolherem pela emancipação local ou não. A maioria votou a favor,e a Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, decretou a emancipação e surgimento do Município de Mauá. A instalação de fato do novo município e administração autônoma se deu a partir de 1º de janeiro de 1954. Os vereadores, no entanto,decidiram por votação na Câmara Municipal que a Data Magna da cidade seria 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição deNossa Senhora, padroeira da cidade, e Dia da Justiça.

0 comentários:

Postar um comentário